Homens também são vítimas de relacionamentos abusivos


Nos últimos tempos tem chegado até mim muito conteúdo que trata de relacionamentos abusivos. Notícias, reportagens de TV, escândalos que repercutem na internet e que trazem sempre o assunto à tona. Assunto de extrema importância para ser discutido, com toda certeza.

Mas venho aqui trazer um viés diferente: o do homem. Calma, não vim defender o abusador; vim lembrar que, como está no título do texto, homens também são vítimas de relacionamentos abusivos. Obviamente jamais defenderei que uma mulher continue em um relacionamento desse tipo; é claro que existem muito mais mulheres no papel de abusadas (eu sei que essa palavra é feia, mas não encontro outra; por favor, perdoem-me) do que homens; e mais uma vez repito: a ideia aqui não é endeusar os homens e criticar a luta das mulheres contra os absurdos que muitos caras cometem, e sim lembrar que o inverso também acontece.

Falo com propriedade porque já estive em um relacionamento abusivo em que eu fui a vítima. Eu só não apanhei (talvez não tenha dado tempo), mas de resto, tudo aconteceu. Tudo começou com uns 15 dias de namoro: um pedido para passar a máquina na barba aqui, sugestão de mudar o cabelo ali... e quando dei por mim, apenas muito tempo (leia-se: anos) depois de ter terminado o relacionamento, eu tinha feito absolutamente tudo o que aquela garota tinha mandado eu fazer durante um ano e dois meses.

A lista é grande: mudei praticamente todo o meu guarda-roupa porque ela não gostava do meu estilo (chegando ao ponto de eu chegar na casa dela e ela me fazer trocar de roupa antes de sair); se não fosse para a gente sair, não precisava eu ir até a casa dela para vê-la; eu tinha que pagar absolutamente tudo (desde os rolês até coisas pessoais dela, como cabeleireiro, dentista e passagens de transporte público); ela não me procurava, não me mandava mensagem, nem ligava (quando o fazia era porque queria alguma coisa); ela gritava comigo; várias vezes fazia piadas maldosas com meu jeito de ser (mais sensível, que gosta de conversar, de arte, etc) e por aí vai...

Acontece que a dinâmica dos relacionamentos abusivos é sempre a mesma, independente de quem é a vítima: a pessoa vai te manipulando, e você não percebe, de tão imerso que está naquilo tudo. Essas são atitudes que devem ser condenadas. Tanto quando a vítima é mulher, como quando é um homem. Não quero defender bandeira nenhuma aqui, apenas alertar que pode acontecer com qualquer pessoa. Apesar de não ser muito divulgado, homens sofrem com esse tipo de relacionamento, sim. E convido a quem já passou por isso, a relatar também. Se não quiser se expor publicamente, conte para um amigo ou uma pessoa em quem confia. E se está passando por isso, converse com alguém que possa te orientar sobre o que fazer. Como eu disse acima, quando estamos dentro, não percebemos o que está acontecendo, e às vezes um olhar de fora é necessário (mais uma vez cito o meu caso: foi uma prima minha quem me abriu os olhos).

Para terminar, gostaria de deixar uma reflexão: nem todo homem é um otário que não sabe tratar uma mulher como ela merece, e nem toda mulher é tão linda quanto sua beleza exterior pode aparentar...


 

 

Comentários

  1. Tenho um amigo que passou pela mesma coisa que você, e compartilhei seu texto com ele e ele se viu ... as pessoas esquecem que o oposto tbm acontece, muito importante falar sobre isso.
    Parabéns pelo texto 👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fala aí...

Postagens mais visitadas deste blog

Audible: não por acaso, indicado ao Oscar

Ela Dança, Eu Danço 3

Cansado