Audible: não por acaso, indicado ao Oscar

 


Ontem (08 de fevereiro de 2022) saiu a lista dos indicados ao Oscar 2022. Obviamente que as produções que mais chamam a atenção são aquelas indicadas aos principais prêmios, como Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Diretor(a). Mas lá no finzinho da lista, onde quase ninguém chega, podemos ver os indicados que concorrem ao prêmio de melhor documentário em curta-metragem. E é lá que encontramos Audible.

Dirigido e roteirizado por Matthew Ogens, o documentário de 38 minutos disponível na Netflix nos apresenta a Amaree McKenstry-Hall, um jovem surdo com uma história de vida bem difícil e que encontra no futebol americano, juntamente com seus colegas de time da escola Maryland para atletas surdos, uma válvula de escape e um caminho.

Amaree é o personagem principal do documentário, e descobrimos que ele foi abandonado pelo pai quando este soube que o filho havia contraído meningite e ficado surdo, por volta dos 2 anos de idade. Isso fez com que ele crescesse sem uma figura paterna para seguir como exemplo, o que o tornou um jovem revoltado.

O filme se passa quando Amaree está prestes a completar 18 anos, nos meses finais do Ensino Médio. Ele e seu time se preparam para a partida mais importante do ano, contra um time de ouvintes. Enquanto isso, é apresentada a nós, espectadores, a história de Teddy, amigo de Amaree, que tirou a própria vida por não suportar o bullying que sofria quando saiu da Maryland e foi para uma escola “normal”. Esse fato, inclusive, causou reações em Amaree, que conta que sentiu vontade de se machucar. O esporte o salvou.

Audible é um documentário extremamente tocante, que fala sobre inclusão, preconceito, amizade, família. Nos faz pensar em como nossa vida pode ser fácil, se comparada a de outras pessoas, afinal, tendemos a fechar os olhos para os outros e achar que só nós temos problemas. A trilha sonora e a mixagem com sons abafados são mais um aspecto que nos faz mergulhar nessa história, dando-nos uma ligeira ideia de como algumas pessoas surdas reagem às vibrações ou como podem se sentir excluídas em um ambiente em que há apenas ouvintes. Trinta e oito minutos de pura reflexão e alguns socos no estômago.

Não à toa Audible foi indicado ao Oscar. E se ganhar, a estatueta estará em ótimas mãos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ela Dança, Eu Danço 3

Cansado