Os 10 melhores livros que li em 2019

O ano está acabando! E como esse foi meu melhor ano de leitura, acho justo fazer (pela primeira vez, diga-se de passagem) uma lista dos 10 melhores livros que eu li esse ano. A lista é bem variada, pois esse foi um ano que, por motivos de força maior (leia-se: falta de dinheiro), li muitos livros emprestados, e nem todos os meus amigos tinham livros de suspense (meu gênero favorito) para me emprestar. E para ser bem sincero: isso foi ótimo! Pude variar minhas leituras e descobrir muitos livros ótimos que eu provavelmente não leria se eu fosse comprar livros, já que na maioria das vezes eu compro livros de suspense. Sem mais delongas, vamos à lista! A ordem é decrescente para vocês lerem até o final e descobrirem qual foi o livro que mais gostei. Okay, vocês podem começar do número 1 e ir voltando...

10) 40 dias com os Vingadores (Eduardo Medeiros)


Este foi um livro que eu ganhei de presente. E que presente legal! Desde 2018, mergulhei no universo dos super-heróis e passei a acompanhar tudo relacionados a filmes e séries do gênero, me inscrevendo em canais nerd no YouTube e tudo mais. Fui pego de surpresa quando recebi esse livro. Trata-se de um livro de devocionais escrito por Eduardo Medeiros, que usa cada herói para passar uma mensagem de acordo com um evento específico com exemplos da Bíblia. Achei muito legal essa mistura que ele faz. É um livro que traz 40 personagens, com 40 mensagens diferentes para se ler em 40 dias (1 por dia).

9) A sutil arte de ligar o f*da-se (Mark Manson)


Definitivamente, livros de auto-ajuda não são nem de longe os meus favoritos. Mas de tanto ouvir falar desse livro, eu decidi ler. E foi uma baita surpresa! Gostei pra caramba! E o motivo principal para isso, ao meu ver, é a linguagem que Mark Manson utiliza, que faz o leitor conectar-se com ele. Não foi à toa que o livro virou um best-seller e ganhou uma sequência. Com certeza, "F*deu Geral" está na minha lista de leituras para 2020!

8) Um sorriso ou dois (Fred Elboni)


Apesar de ser um livro escrito para mulheres, este foi um dos livros que mais gostei. E vou explicar por que: sou escritor, escrevo contos e crônicas. Me vi um pouco na escrita do Fred Elboni. Gostei tanto que li o livro em 3 dias. O livro traz crônicas sobre o cotidiano, como uma coletânea de autoajuda para mulheres, que fala sobre vida, romance, alegrias, tristezas, etc.

7) Outros tempos (Edney Silvestre)


Confesso que este livro foi uma grata surpresa no meu 2019. Comprei nessas feiras do livro por apenas R$ 5,00. E que ótimo investimento eu fiz! Trata-se de outro livro de crônicas, mas não crônicas mais literárias, e sim crônicas reais. Nesse livro, que é de 2002, mas possui crônicas escritas entre os anos 90 até o antes e depois do atentado ao World Trade Center em 2001, Edney Silvestre conta algumas de suas aventuras de quando morava em Nova York como correspondente internacional. Um livro extremamente gostoso de ler!

6) Guerra Civil (Stuart Moore)


Este livro é a adaptação da HQ Guerra Civil em formato de romance. Uma leitura que me prendeu da primeira à última página. Foi o primeiro livro de super-herói que eu li (o único por enquanto), e só posso dizer que comecei muito bem. Aos fãs de super-heróis e aos que querem conhecer esse universo, super indico!

5) A Toda Prova (Harlan Coben)


Quem me conhece sabe o quanto sou fã do Harlan Coben. Me dei este livro de presente de aniversário, já quase no fim do ano. Li ele em menos de uma semana. Foi o 13º livro que eu li do autor, que definitivamente não escreve nada ruim (minha opinião). Nesse livro, Mickey Bolitar precisa resolver três mistérios simultaneamente, e as 239 páginas passam literalmente voando. A escrita simples e direta de Harlan Coben, aliada a uma pegada cômica e uma boa trama, é uma receita certeira de sucesso em seus suspenses.

4) Prova Fatal (Robert Heilbrun)


Ah, esse livro! Nunca vou me perdoar por não tê-lo lido antes. Assim como no caso de "Outros Tempos" (Edney Silvestre) citado acima, comprei esse livro em uma dessas feiras do livro. Mas "Prova Fatal" eu comprei em 2016 e enrolei para ler até que não me sobrou mais nenhum livro de reserva. E qual não foi minha surpresa em descobrir que o livro não tratava apenas de burocracias de advogado?! O livro conta a história de um defensor público que pega um caso de um jovem negro que é acusado de assassinar uma mulher branca com um tiro. Todas as provas parecem ir contra o jovem, mas o defensor vai fazer de tudo para provar sua inocência (tudo mesmo!). Um livro com muito suspense e reviravoltas que me surpreendeu positivamente.

3) Inferno (Dan Brown)


Confesso que fazia uns 6 ou 7 anos que eu não lia um livro do Dan Brown. Peguei ele emprestado de uma amiga e gostei demais! Como sempre, Dan Brown aparece aqui com uma história cheia de detalhes e teorias da conspiração, e leva o querido professor Robert Langdon em uma aventura pelas ruas da Itália à procura de respostas, afinal ele acordou lá e não se lembra nem de ter saído dos Estados Unidos.
Ps: para você que viu apenas o filme: o final do livro é outro (e totalmente surpreendente).

2) Ponte para Terabítia (Katherine Paterson)


Curiosamente, os dois livros que mais gostei no ano não são de suspense. Eu realmente amo suspense, mas não poderia colocar nenhum a frente desses dois. E falando do segundo lugar, a emoção já vem na garganta ao lembrar de Ponte para Terabítia. Esse pequeno livro de Katherine Paterson me pegou tão de jeito que me fez chorar. Sim, eu chorei lendo um livro pela primeira vez na minha vida. A autora conta a história de uma amizade entre Jess e Leslie. Uma história linda, com um final de fazer qualquer um chorar.
Ps: também vi o filme e  chorei tudo de novo.

1) Uma história meio que engraçada (Ned Vizzini)


Chegamos ao number one. E o prêmio de melhor livro que eu li no ano vai para... Uma história meio que engraçada! Um livro que eu nunca tinha ouvido falar, mas que um amigo me emprestou (e ele também me emprestou "Ponte para Terabítia", então, Ravan, valeu pelos empréstimos rs) e se tornou o livro do ano para mim. Neste livro, conhecemos Craig Gilner, um adolescente que se interna na ala psiquiátrica de um hospital por 5 dias após ter pensamentos fortemente suicidas. Vocês podem ler minha crítica do livro clicando aqui. Um livro que todos deviam ler, e que também tem um filme adaptado na Netflix: "Se enlouquecer, não se apaixone". O filme é bom, mas o livro é mil vezes melhor!



E chegamos ao fim da lista! E aí, você leu algum desses? Quais foram seus livros favoritos do ano de 2019? Comenta aí! =)



Comentários

  1. "A liberdade interior" ajudou-me a entender inúmeros dos aspectos da vida cristã. Depois da Bíblia, foi a melhor leitura do ano passado! 😊😊😊

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fala aí...

Postagens mais visitadas deste blog

Audible: não por acaso, indicado ao Oscar

Ela Dança, Eu Danço 3

Cansado