Os 10 melhores livros que li em 2020

 Vamos lá para mais uma lista aqui no blog. No ano passado, fiz um post com os 10 melhores livros que li em 2019 e curti o formato. É bom para relembrar livros lidos ao longo do ano, ao mesmo tempo em que dou dicas para a galera que cair de paraquedas nesse blog que ainda resiste bravamente em tempos que blogs não existem mais. Eu sei, 2020 foi um ano muito louco. A pandemia do novo coronavírus chegou e virou nossas vidas de cabeça para baixo, mas no quesito leitura minha vida continuou estável: não alcancei o número de livros lidos no ano passado (24), mas cheguei bem perto disso, pois li 20 livros em 2020 (muito 20, né? rsrs). Foram 16 livros inéditos, duas releituras de dois dos meus livros favoritos do Harlan Coben ("Não conte a ninguém" e "Seis anos depois", que li mesmo seis anos depois da primeira vez...) e dois livros lidos a trabalho (trabalhar com revisão de texto lendo livros é mais que perfeito!). E agora, sem mais delongas, vamos à lista. Ah, e não se esqueçam: #FiquemEmCasa e #leiam muito em 2021. É importante lembrar que a pandemia não acabou!


10) Rio abaixo (John Hart)

Eu não comprei muitos livros esse ano. Na verdade eu só comprei 4, sendo que 3 eu comprei em um dia só, lá no comecinho do ano. Um desses livros foi "Rio abaixo", um suspense do jeito que eu gosto, com ação do começo ao fim, que mostra Adam de volta à sua cidade natal após ser expulso de sua casa pelo próprio pai por conta de uma injusta acusação de homicídio. Isso e outros problemas de comportamento fazem de Adam um personagem que tenta lidar com seus problemas, mas que às vezes é vencido por eles, e mesmo em meio a duras penas, vai seguindo a vida.

9) Os elefantes não esquecem (Agatha Christie)

Eu, como fã incondicional de livros de suspense, já li um bocado de livros da Agatha Christie. Este é um bom livro. Nada muito excepcional, mas ainda assim um bom livro que é bem curtinho e vale demais a leitura para acompanhar o célebre detetive Hercule Poirot tentando desvendar o misterioso assassinato do casal Ravenscroft 15 anos depois do ocorrido.

8) A noite dos manequins (Eugênio Leandro)

Em 2020, por um mês e meio pude viver o sonho de trabalhar em uma biblioteca. Até que veio o coronavírus e levou meu emprego... Mas esse um mês e meio foi vivido com muita intensidade e, óbvio, com muitas boas leituras descobertas por lá. "A noite dos manequins" é uma dessas gratas surpresas. Trata-se de um livro de crônicas ambientadas no Ceará. Um livro muito gostoso de ler!

7) Custe o que custar (Harlan Coben)

Esse foi o último livro que li em 2020. Meu presente de aniversário que comprei (para minha mãe pagar rs) e que chegou exatamente no dia. Primeira vez que comprei um lançamento do Coben, não me decepcionei nem um pouco com a escrita fluida como sempre, linguagem simples que eu amo e mais uma vez uma boa história. Aqui, Coben nos leva na busca de Simon Greene pela sua filha que desapareceu após seu namorado, um traficante de drogas que levou ela para este mundo, ser encontrado morto no apartamento deles. Um livro com surpresas e plots twists até a última página (literalmente!), sem contar nessa capa perfeita!

6) Mate o mensageiro (Tami Hoag)

Essa é uma daquelas aquisições de 10 reais que super valem a pena. Um dos maiores (se não o maior) livros que li esse ano, com mais de 400 páginas de pura ação, onde acompanhamos o mensageiro ciclista Jace Damon fugindo de um algoz que tentou matá-lo quando ele ia fazer uma entrega. Em paralelo, Tami Hoag narra a trajetória de um policial, e as histórias vão se entrelaçando. A diagramação do livro e a impressão em papel branco não ajudam muito, mas o livro é bom para quem gosta do gênero.

5) A mulher na janela (A. J. Finn)

Suspense raiz e com um final (pelo menos para mim) bem inesperado e chocante. A. J. Finn manda muito bem; apesar de o livro ser um pouco lento no começo, do meio para o final o bicho pega. O livro é narrado em primeira pessoa (eu amo!), e vamos dividindo as descobertas e medos de Anna Fox, que após um acidente, desenvolveu uma fobia de sair de casa e vê sua vida, regada a vinho e remédios, ficar bagunçada após supostamente ver da janela de sua casa um crime na casa dos novos vizinhos. Mas será que ela viu mesmo ou foi ilusão causada pela mistura dos remédios com o álcool?

4) A garota do lago (Charlie Donlea)

Uma grata surpresa. Esse livro sempre estava em promoção e fiquei meio que desconfiado que fosse ruim, mas ele é ótimo. Intercalando entre presente e passado, o ritmo é bom e leitura flui super bem. Outro suspense raiz que conta a história de Kelsey Castle, uma repórter que vai até uma pequena cidade chamada Summit Lake para investigar o brutal assassinato da estudante de direito Becca Eckersley.

ps: aqui vai uma menção desonrosa a outro livro do autor: "Deixada para trás" é inversamente proporcional a "A garota do lago". Fui tapeado, como diria o Pica-Pau. Comprei achando que seria tão bom quanto o primeiro livro lido do autor, mas ele é péssimo. Muuuuito lento e decepcionante, o que me fez abandonar a leitura (e olha que em todos esses anos nessa indústria vital da leitura, isso aconteceu pouquíssimas vezes)

3) Um parafuso a mais (Fabrício Carpinejar)

Li em dois dias. Um magnífico livro de crônicas sobre a infância do autor, e que encontrei perdido pelas estantes da biblioteca onde trabalhei esse ano. Inclusive, fiz uma "crítica" (já que não é crítica quando a gente ama o livro) que já tem mais de 100 acessos e você pode ler clicando aqui.

2) Detalhe final (Harlan Coben)

Já disse que, para mim, Harlan Coben é sinal de leitura de qualidade. E em "Detalhe Final" não foi diferente. Já disse que a leitura dele flui muito bem, mas nesse livro aqui ele está demais. A afiado, humoristicamente falando. Me lembro que eu ria e ria MUITO lendo, apesar de ser um livro de suspense. Se quer um livro fácil de ler, que te prenda e ainda faça rir, pode ler esse sem medo. Aqui, seu mais querido personagem Myron Bolitar luta para evitar que sua sócia Esperanza seja condenada por um assassinato cujas provas só apontam para ela, enquanto ele tem certeza que ela não o cometeu.

1) Deixe a neve cair (John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle)

E cá estamos, por dois anos seguidos, com um livro que não é suspense (e emprestado pelo meu amigo Ravan) como melhor leitura do ano. Só para relembrar, ano passado o posto de melhor livro do ano ficou com "Uma história meio que engraçada" (Ned Vizzini), e em 2020 o prêmio vai para "Deixe a neve cair", que pelo que vi tem uma relaçao de ou amor ou ódio com seus leitores. Algumas pessoas já tinham me falado que o livro era ruim, e com isso comecei a ler já esperando que fosse mesmo. Mas foi justamente o contrário, eu amei. Uma escrita leve e que apresenta um Natal muito louco de várias pessoas. Trata-se de três contos com histórias diferentes, mas que se interligam entre si. E acho que esse foi o grande barato desse livro. Com toda certeza está entre os meus livros favoritas da vida inteira!


Quer mais dicas de livros? Então clica aqui pra ver a lista do ano passado, que tem ótimas indicações também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Audible: não por acaso, indicado ao Oscar

Ela Dança, Eu Danço 3

Cansado