A Influência das Redes Sociais


Orkut, Twitter, Facebook, My Space, Ning, Haboo, Sonico, Linkedin, Foursquare, Via 6. Ufa! É rede social que não acaba mais. Todas essas e mais algumas fazem parte dessa geração das redes sociais.
Atualmente, a rede social do momento é o Facebook. Isso mundialmente, pois aqui no Brasil ele ainda perde para o Orkut (aliás, nós somos o país que mais acessa o Orkut no mundo inteiro). Quem vem crescendo cada vez mais e está no pódio das redes sociais mais usadas é o Twitter.
Estima-se que o Brasil tenha 70 milhões de internautas. E grande parte deles têm cadastro em uma, duas, três ou mais redes, que também são chamadas de "sites de relacionamento".
Voltando ao título do texto, as influências que esses sites nos trazem são imensas. Boas e ruins.
Pegando a parte boa, eles nos trazem oportunidades de conhecer pessoas novas, matar a saudade de parentes que moram longe e até se mostrar um ótimo profissional (o Linkedin é uma rede social totalmente profissional). É claro que algumas empresas estão à procura de talentos e muitas delas acham, ou descartam, através do perfil nessas redes sociais. Portanto, muito cuidado com o que você escreve no perfil ou no "status".
Porém, há também a parte ruim disso tudo: infelizmente, muitos mal-intencionados estão usando esses sites de relacionamentos para descobrir pequenos (ou grandes) detalhes da vida das pessoas para depois praticar o mal. Muitas vezes sequestros e roubos são originados de informações disponibilizadas pelos cadastrados nas redes. As vezes a pessoa nem imagina que irá acontecer isso, mas é uma realidade que devemos encarar. O primeiro passo é ter cuidado!
Um Pouco Mais

Facebook: A rede foi ao ar pela 1ª vez em 4 de fevereiro de 2004. Seus criadores? Quatro ex-estudantes da Universidades de Harvard (coincidência ou não, o número quatro marcou presença na criação do Facebook): Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes.

O Face (como é chamado por muitos) surgiu para o mundo em setembro de 2006 e hoje, segundo o Ad Planner Top 1000 Sites (ranking que registra os mil sites mais acessados do mundo), é o site mais buscado no Google. No Brasil ainda perde para o Orkut, mas especialistas dizem que isso não será por muito tempo.



Orkut: Com o nome de seu próprio dono (Orkut Buyukkokten), o Orkut foi criado em 2004 com o pioneiro projeto que visava que seus membros reencontrassem familiares, amigos e que também conhecessem gente nova.
Foi a 1ª rede social que "pegou" nesse mundo digital. Mesmo com esse status, muitos dizem que ela tem seus dias contados por conta do avanço dos seus concorrentes diretos (Facebook e Twitter). Curioso é que o projeto do Orkut era ter mais influência nos Estados Unidos, mas o maior número de acessos veio de Brasil e Índia. Sua sede, que era na Califórnia, mudou para o Brasil desde agosto de 2003.
Twitter: Conhecida por ser uma rede social mais profissional e compacta, o Twitter corre por fora e tenta alcançar os gigantes Facebook e Orkut. A criação de Jack Dorsey desde 2006 vem conquistando a cada dia mais adeptos.
O microblog permite que você poste atualizações com no máximo 140 caracteres. Essas atualizações são conhecidas como "tweets".
MySpace: Meio esquecida ultimamente e ocupando a 4ª posição no ranking das redes sociais mais acessadas, o MySpace foi uma criação da Intermix Mídia que chegou a ser a mais popular do mundo mas, assim como o Orkut, perdeu força nos últimos anos.
O MySpace é uma rede interativa. Ela atua por meio de fotos, blogs, perfis, fóruns, grupos etc. Sua maior utilização é para divulgação de trabalhos anda não conhecidos, como músicas e vídeos. Geralmente a maioria dos cadastros é feita por bandas.
A atual dona do MySpace é a Specific Media, que comprou a rede por 35 milhões de dólares. Detalhe: a rede social já não era da Intermix Mídia, mas da News Corporation qie havia comprado por (pasmem!) 580 milhões de dóalres. Vemos aí uma grande desvalorização de valores.



Comentários

  1. pode até ser verdade mais pra maioria não vai mudar de opinão sobre colocar informações confidencias em sites de relacionamentos e entre outros assuntos que foi citado no depoimento acima

    ResponderExcluir
  2. gostei mas não vai mudar a opinião de ninguem sobre contas na internet.Ah e pra constar eu só olhei esse depoimento porque era um trabalho de escola.
    TCHAU

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, nem só de elogios se vive! Obrigado pela participação

    ResponderExcluir
  4. gostei,e de certo sim é verdade, tudo na vida tem seu lado bom e ruim, o lado ruim na verdade as pessoas nunca acham que vai acontecer com elas,por isso esses comentários acima, temos que ter limites pra tudo, principalmente quando se trata de informações em rede sociais,é bom?sim é otimo e so sabermos utilizar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fala aí...

Postagens mais visitadas deste blog

Audible: não por acaso, indicado ao Oscar

Ela Dança, Eu Danço 3

Cansado